FIM DE JOGO! Veja os melhores momentos do Campeonato JEPEPS do dia 14/04/2025 no CETI - Frei José Apicella - CLIQUE AQUI!

Piauí lança SoberanIA, primeiro modelo de Inteligência Artificial 100% nacional

Piauí inova mais uma vez com o lançamento do SoberanIA, o primeiro modelo de inteligência artificial desenvolvido 100% no Brasil, com base em dados nacionais e tecnologia piauiense.

ESTADUALTECNOLOGIAESTUDOSGESTAO

Prof. Samuel Sá

5/5/20251 min ler

No dia 2 de junho, durante o evento Papo de Governança, o governador Rafael Fonteles anunciou o lançamento oficial do SoberanIA para o dia 16 de junho — o primeiro modelo de Inteligência Artificial desenvolvido inteiramente no Brasil, com base de dados em português e criado no Piauí.

A iniciativa marca um passo histórico na transformação digital do estado, colocando o Piauí como protagonista nacional no campo da tecnologia e da inovação. Segundo o governador, a criação do SoberanIA fortalece a autonomia tecnológica do país. “Com os dados administrados pelo governo, não vamos depender de modelos americanos e chineses”, destacou Rafael Fonteles.

O novo sistema de IA é resultado de uma estratégia robusta que envolve infraestrutura de alto desempenho, governança de dados e capacidade técnica local. O modelo foi treinado utilizando o Dataset Jabuticaba, um conjunto de dados que reflete a diversidade cultural, social, jurídica e linguística do Brasil, garantindo uma IA verdadeiramente conectada à nossa realidade.

O SoberanIA será acessível via API de inferência, permitindo integração com sistemas públicos e privados, e poderá ser aplicado em diversas áreas como saúde, educação e serviços ao cidadão. A estrutura que o sustenta é impressionante: um supercomputador com 6 TB de RAM, 960 GB de VRAM e 175 mil núcleos CUDA.

Para o secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, André Macedo, o projeto só foi possível graças ao trabalho de estruturação digital já realizado pelo estado. “Está tudo modelado, o Piauí se preparou para isso”, afirmou.